Blog

Leite materno causa cáries?

Até mesmo entre os profissionais da saúde esse assunto gera polêmica!
Alguns profissionais acreditam que o leite materno provoca cárie, outros defendem que ele não é fator de risco para essa doença mesmo em bebês que fazem livre demanda, incluindo mamar de madrugada.

A ciência foi evoluindo e atualmente está provado que a cárie é uma doença dinâmica multifatorial, determinada pelo consumo de açúcar e mediada por biofilme (placa bacteriana). Ou seja, para a cárie acontecer precisa ter presença de açúcar do tipo sacarose (presente na cana de açúcar) e falta de higiene bucal rotineira e diária.

O açúcar presente no leite materno é a lactose. Mesmo sendo um açúcar (carboidrato fermentado) não é capaz de fazer com que a saliva fique ácida suficientemente para tornar o meio crítico para cárie.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) enfatiza que o aleitamento materno é fator protetor para cárie

Os açúcares inseridos nos alimentos (bala, pirulito, danoninho, refrigerante, composto lácteo, biscoito de maisena, refrigerantes etc.) são os inimigos da criança! Pois, além de serem fatores de risco para desenvolver a cárie, também são fatores de risco para outras doenças crônicas como diabetes, obesidade e câncer.

Portanto, vamos trocar a atuação, focar na dieta sem açúcar e na higiene bucal diária como rotina, e deixar o leite materno fazer o seu papel, cuidar das crianças!